Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Press Release - Informações para a Imprensa
Atualizado em 02/06/2020
 
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) vem realizando ações de prevenção ao Novo Coronavírus, Covid-19, desde antes da chegada da epidemia ao Brasil. Estão ações, vão desde postagens nas redes sociais para informação da população, até pesquisas e a produção de grandes quantidades de álcool gel e de máscaras e partes de respiradores para uso do sistema de saúde. A cada dia, cada uma de nossas unidades, sejam projetos de extensão, sejam cursos de graduação e pós graduação, sejam ligas acadêmicas, sejam empresas juniores, elaboram novas atividades com o objetivo de auxiliar a sociedade no enfrentamento dessa pandemia. 
  • Fontes da Reitoria e do Comitê Coronavírus UFCSPA 
  • Contatos Ascom/UFCSPA: 
    • E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
    • WhatsApp pelos números 51 9975-2283 (Márcia) e 51 8903-0324 (José)
 
Seguem, abaixo, breve descrições de algumas das principais ações desenvolvidas por nossa universidade. A lista completa, com todas elas, pode ser conferida nesta página.
 
As pesquisas que estão sendo realizadas na universidade sobre a Covid-19 podem ser conferidas neste link 
 

 


Suspensão de aulas e eventos

 

As aulas e eventos estão suspensos por tempo indeterminado. A possibilidade de ensino a distância está sendo avaliada pelas pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Planejamento, coordenações dos cursos e departamentos acadêmicos, mas há três obstáculos principais: 

 

  • Proporção muito grande de aulas práticas, já que todos os cursos são relacionados à saúde, 
  • Dificuldade de acesso à internet ou a equipamentos adequados por parte dos estudantes; 
  • Significativo número de docentes e técnicos envolvidos em ações de enfrentamento da pandemia;

 

O planejamento é de que esta discussão, iniciada em maio, seja realizada ao longo do mês de junho nas diversas instâncias, embasada nos resultados de pesquisa realizada com nossa comunidade sobre as condições de saúde e recursos disponíveis para realização de atividades remotas. 

 
Ações promovidas pela UFCSPA 
 
*Conselho de Crise - RS*
A UFCSPA é uma das instituições integrantes do Comitê Científico do Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia COVID-19, do Governo do Estado

*Evento antes da chegada da epidemia*
Em 04/03, antes da epidemia chegar ao Brasil, a UFCSPA realizou um evento voltado aos profissionais da saúde com informações sobre o Covid-19, o que era e como deveria ser combatido. O evento teve a participação dos professores da UFCSPA Airton Stein, Ana Gorini da Veiga, Paulo Behar, da bióloga responsável pelo diagnóstico molecular de Vírus Respiratórios e Arboviroses do LACEN/CEVS, Tatiana Gregianini, do membro da Coordenadoria
Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Juarez Cunha, e do médico infectologista do Controle de Infecção da Santa Casa, Claudio Stadnik.

*Álcool gel*
Professores, alunos e técnicos de laboratório da UFCSPA produziram, desde o dia 14 de março, mais de 1.300Kg de álcool gel para doação às Secretarias Estadual, Municipal de Saúde e a moradores de rua, através do projeto Cozinheiros do Bem.
 
Foto: Arquivo UFCSPA

*Álcool gel 2* 
UFCSPA produzirá álcool gel a partir de 1000 litros de bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal. Uísque, vodca, tequila, gim, espumante e vinho serão destilados pela UFRGS e o álcool resultante será transformado em álcool gel pela UFCSPA, para doação às instituições de saúde do Estado. A previsão é que sejam produzidos 400 quilos de álcool gel.   
 
*Impressão de máscaras de proteção*
O Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (Lipecin) está engajado, desde o dia 16 de março, em um trabalho de Fabricação digital para reposição de peças e componentes utilizados em hospitais para combate ao Covid-19. Através do uso de impressoras 3D,  estão sendo fabricados protetores faciais (Face Shields) e partes de respiradores artificiais.
 
Foto: Arquivo UFCSPA
 

*Realização de testes do Novo Coronavírus em apoio à Santa Casa e à Prefeitura de Porto Alegre*
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e o Laboratório de Biologia Molecular da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre trabalham em conjunto na realização de testes do novo coronavírus - Covid-19. Até o momento já foram realizados mais de 1.200 testes, com mais de 99% dos resultados liberados em menos de 24 horas. Além de atender a demanda da própria Santa Casa, o laboratório também realiza mais de 100 testes por dia para a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
 
Foto: Arquivo UFCSPA
 
*Minuto Corona*
Disponibilização de um número de WhatsApp para informações e dúvidas da população sobre o Novo Coronavírus. Através do número, as pessoas entram em contato e passam a receber informações periódicas sobre o Covid-19, podendo também enviar suas perguntas, em texto ou áudio. As questões são respondidas pelos integrantes do Núcleo, composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais e alunos de cursos da saúde.  Número do Minuto Corona: (51) 98474-4965.
 
Até 1º/06/2020, o Minuto Corona atendeu 553 pessoas, de 14 estados brasileiros.  
 
*Voluntariado*
A universidade organiza uma lista de voluntários - estudantes, professores e técnicos - para o desenvolvimento de ações coordenadas junto às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Os interessados devem mandar um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   
 

*Pesquisa para avaliar imunidade ao Covid-19*
Uma pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e realizada em  parceria com a UFCSPA e o Governo do Estado, está analisando a imunidade de pessoas que já realizaram o teste rápido para o Covid-19. Para participar, de forma voluntária, é necessário ter realizado o teste RT-PCR, que utiliza amostras de secreção nasal ou da garganta, independente de resultado positivo ou negativo para a infecção. A coleta é realizada na casa do participante, através de uma gota de sangue retirada da ponta de um dedo. Não é necessário coletar novamente o exame através das vias respiratórias. O resultado do teste sai na hora. Os dados dos participantes são mantidos em sigilo. A pesquisa faz parte do projeto "Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul: Estudo de base populacional". 
 
Foto: Arquivo UFCSPA
 
 
 
*Atendimento em saúde mental para servidores da UFCSPA e trabalhadores da Santa Casa*
A Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progesp) está desenvolvendo uma ação, em parceria com a Santa Casa (ISCMPA), para o atendimento dos trabalhadores das duas instituições. O “Projeto Estratégico para Atendimento Psicológico na Situação de Emergência em Saúde Pública pelo Covid-19” tem como objetivo promover ações de acolhimento, apoio social e atendimento psicológico para servidores, bolsistas e estagiários da UFCSPA e profissionais de saúde e residentes da Santa Casa. 
 
A proposta será executada em duas linhas estratégicas. A primeira, que já está em fase de implementação, é a clínica de bem-estar no trabalho voltada para os servidores, estagiários e bolsistas de apoio técnico da UFCSPA. A segunda etapa, que iniciará esta semana, será a clínica em saúde mental para os trabalhadores ISCMPA e da UFCSPA que estão atuando em assistência na ISCMPA. Eles contarão com atendimento psicológico e psiquiátrico durante a situação de emergência do COVID-19.  
 
*Testes de Covid-19 e pesquisa com a população de Esteio* 
 
A UFCSPA atuará na testagem da população de Esteio para o Covid-19. Atuando de forma conjunta com UFRGS, Feevale e Unisinos, e a pedido da prefeitura da cidade, a instituição irá realizar estudos epidemiológicos, clínicos e moleculares que têm como objetivo conter o avanço do vírus no município. A coordenadora do projeto é a professora da UFCSPA Cláudia Thompson. Ao todo, 41 pesquisadores participam do estudo. 

Serão realizados 2 mil testes rápidos, em sessões de 500 testes a cada 15 dias. Os moradores que testarem positivo para o novo coronavírus serão submetidos a nova análise, desta vez, por meio do PCR. O estudo ainda atuará no sequenciamento genético do vírus e submeterá os resultados a comparações com bancos de dados internacionais, colaborando com pesquisas de rastreamento da origem do vírus.

A coleta dos testes deverá ser inciada em maio, após a liberação do estudo pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). 
 
* Treinamento para a equipe da Santa Casa em Fisioterapia Respiratória *
O Curso de Fisioterapia da UFCSPA em parceria com o Serviço de Fisioterapia da Santa Casa promoveu no dia 23 de abril um treinamento para as equipes de Fisioterapia do complexo hospitalar sobre as melhores práticas de ventilação mecânica para pacientes com COVID-19.   
 
*Disponibilização de molde e passo a passo para máscaras de tecido*
O curso de Tecnologia em Alimentos da UFCSPA disponibiliza um molde e instruções passo a passo para a confecção de máscaras de tecido por parte da população. O material foi elaborado por professores e alunos do curso, que também estão produzindo máscaras de tecido para doação. Confira aqui o molde e as instruções 
 
*Arrecadação e doação de alimentos, roupas e produtos de higiene*
Campanha "Junto Podemos Mais UFCSPA 2020": Iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis que tem como objetivo captar doações de alimentos não-perecíveis, roupas e produtos de higiene. Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/doacaoUFCSPA  
 
*Cultura*
O Núcleo Cultural criou o Conexão Cultura, um espaço de manifestação cultural virtual, conectado em três ações específicas: “Na minha janela, o mundo”, Palavra de Artista e Coral Virtual.  O objetivo é contribuir para que a população atravesse este momento com mais leveza. Os locais de encontro são as redes sociais do Núcleo Cultural (FacebookInstagram e Twitter) e o site da UFCSPA. Conheça, curta, participe e compartilhe.

“Na minha janela, o mundo”
Registrar com uma câmera fotográfica ou celular os diferentes olhares das pessoas sobre o que veem por suasjanelas.  O convite está aberto a toda população. A intenção é estimular uma reflexão sobre a paisagem que se vê emoldurada pela janela, sobre o papel do ambiente externo no contexto do isolamento físico e em como as mudanças ocorridas no cenário atual transformaram seu modo de enxergar. Para participar basta enviar uma foto para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . As
imagens serão publicadas em nossas redes sociais, com crédito do fotógrafo. Junto com a imagem deve constar: o nome completo, cidade onde foi tirada, relação com a UFCSPA, título e breve descrição da foto e o equipamento usado.

Palavra de Artista
Um espaço virtual para arte, música, literatura e reflexões. São convidadas pessoas que já se apresentaram na Agenda Cultural da UFCSPA, ou que possam contribuir virtualmente com ela, para expressarem o seu cotidiano em palavras, sentimentos e diferentes formas de manifestações pessoais e culturais.

Coral Virtual
O Coral UFCSPA fez um desafio aos seus coralistas: a criação de um coral virtual.  As vozes que iriam cantar Esperança, temática do concerto marcado para o meio do ano, se uniram virtualmente para cantar “Amanhã”, composição de Guilherme Arantes, com regência de Marcelo Rabello dos Santos. A canção foi publicada nas redes sociais, às vésperas da Páscoa e segue sendo compartilhada para espalhar alegria, união e esperança. 
 
*Mais*

 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700
Facebook
Instagram

© 2009-2020 UFCSPA

Este site foi descontinuado em 2 de agosto de 2020

Seu uso deve ser limitado à recuperação de informações publicadas até esta data, nas condições em que se encontravam. Correções ou atualizações posteriores não constam neste site.

Para consulta ao conteúdo válido e atualizado da UFCSPA, acesse www.ufcspa.edu.br.

Se estiver de acordo com estas condições de uso, feche este aviso.